Lavras da gente, Lavras pra sempre
LAVRAS – MG - Brasil, Terra dos Ipês e das Escolas.
(Vista aérea de lavras / MG.)
Lavras começou a povoar-se em 1729, sendo então, seu território, pertencente à Freguesia de Carrancas, Comarca do Rio das Mortes que tinha por cabeça Vila de São João Del Rei. Indubitavelmente, Lavras deve sua origem à exploração aurífera. Para cá, foram atraídos os paulistas, seus primitivos povoadores, em busca do metal precioso, em demanda de riquezas. A estes desbravadores, agregaram-se muitos dos moradores da então Província das Minas Gerais, os quais, aplicando-se ao cultivo das terras, vendiam por alto preço aos mineiros, os víveres de que necessitavam. Esgotadas as minas, os habitantes do incipiente arraial dedicaram-se à agricultura e à atividade pastoril, atividade que muito prosperaram e que se constituíram, em realidade, com o correr do tempo, na mola propulsora de desenvolvimento do pequeno povoado, e em fator importantíssimo de fixação do elemento humano. Pela provisão de 18/09/1751, obtiveram, os moradores das Lavras do funil, licença para erigir uma capela em honra e em invocação da Senhora Sant'Ana. Em torno daquela capela, hoje denominada, Igreja do Rosário e tombada ao Patrimônio Histórico, cresceu rapidamente o arraial.
Emancipação.
O arraial de Sant'Ana das Lavras do Funil foi erigido em célula independente, desligando-se do município de São João Del Rei. A vila de Lavras do Funil foi criada em 1831 e em 1868 foi elevada à categoria de cidade, já com o nome atual.
Geografia.
(Mapa de localização de Lavras / MG)
Lavras está ligada a grandes capitais por duas rodovias principais: pela Fernão Dias, conectando-a a Belo Horizonte, a 230 quilômetros, e a São Paulo, a 370 quilômetros, e pela , BR 265 chega-se a BR 040 que dá acesso ao Rio de Janeiro, a 420 quilômetros.
Na região de Lavras predominam terrenos antigos, com duas litologias dominantes, a primeira constituída por rochas gnáissicas, graníticas e magtíticas, com eventuais diques metabásicos, e a segunda representada pelos micaxistos e quartzitos. Junto ao DNPM verifica-se que quase todo o subsolo lavrense encontra-se requerido, mostrando o potencial de exploração mineral da área, embora ainda seja explorado timidamente.
Seu clima é classificado como tropical de altitude pelo IBGE. Inserida no Planalto do Sudeste, o relevo dominante pode ser caracterizado como ondulado, com altitudes que variam entre 1259 e 822 metros em pontos extremos. A vegetação natural da região faz parte do complexo do cerrado e pode ser caracterizada como gramíneo-lenhosa, embora esteja atualmente bastante modificada pelas atividades agrícolas.
Seu clima é classificado como tropical de altitude pelo IBGE. Inserida no Planalto do Sudeste, o relevo dominante pode ser caracterizado como ondulado, com altitudes que variam entre 1259 e 822 metros em pontos extremos. A vegetação natural da região faz parte do complexo do cerrado e pode ser caracterizada como gramíneo-lenhosa, embora esteja atualmente bastante modificada pelas atividades agrícolas.
Indústria e comércio
A produção agropecuária se destaca especialmente pelo café e pelo gado leiteiro, apesar de ali constarem diversas culturas agrícolas.
O setor industrial se encontra em franco desenvolvimento, graças às condições favoráveis de que a cidade dispõe. Os setores têxtil, agroindustrial e metalúrgico são os principais ramos industriais de Lavras.
O Distrito Industrial 1, com 561.000 m², encontra-se totalmente ocupado.
A cidade, como pólo regional, possui um comércio bastante ativo e diversificado.
Segurança.
![]() |
(8º Batalhão de Polícia Militar de Lavras MG) |
A cidade é sede do 8.º Batalhão da Polícia Militar (8.º BPM) e do 6.º Comando Regional da Polícia Militar (6.º CRPM), contendo também uma unidade da Polícia Federal.
Educação.
Um dos pontos fortes de Lavras é o bom nível educacional da sua população. O índice de analfabetismo levantado pelo IBGE, para a população com cinco anos de idade ou mais, é significativamente inferior ao encontrado na média de Minas Gerais.
![]() |
(Universidade Federal de Lavras - Vista aérea) |
Lavras conta com cerca de 65 mil estudantes, muitos de outras cidades, que freqüentam uma rede de 65 estabelecimentos de ensino, entre os quais quatro de nível superior: a Universidade Federal de Lavras (UFLA), o Centro Universitário de Lavras (Unilavras), a Faculdade Adventista de Minas Gerais (FAD-MINAS) e a Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAM). Tanto a rede pública quanto a particular abrangem desde a educação infantil até o pós-doutorado, oferecendo cursos técnicos e de nível superior.
Cultura.
![]() |
(Museu Bi Moreira - Ufla, Lavras / MG.) |
![]() |
(Casa da Cultura - Lavras / MG) |
![]() |
(Teatro Municipal, antiga Estação Costa pinto) |
A cidade conta com um Teatro Municipal, antiga ferroviária que se tornou o Patrimônio de Apresentação das Artes Cênicas da cidade. A Casa da Cultura, instalada desde 1984 em prédio do início do século XX, tem por finalidade abrigar diversas atividades artístico-culturais do povo lavrense.
Turismo.
![]() |
(Igreja do Rosário, Lavras / MG) |
Igreja do Rosário: Construída no século XVII, constitui-se, para a cidade, em valoroso patrimônio histórico, marcando ponto alto nos primórdios da história do povoamento de Lavras. Está tombada no Patrimônio Histórico Nacional, sendo muito visitada.
![]() |
(Parque Quedas do Rio Bonito "Poço Bonito", Lavras / MG) |
Parque Florestal Quedas do Rio Bonito: reserva florestal mantida pela Associação Abraham Kasinski. A área do parque compreende muitas atrações, como cachoeiras, trilhas para caminhada e arena para apresentações.
Serra do Campestre (ou da Bocaina): ponto culminante do município, de onde se pode ter ampla visão da região. Dependendo da visibilidade é possível avistar a cidade de São Thomé das Letras.
![]() |
(Igreja Matriz de Sant'Ana, Lavras / MG) |
Recanto do Sagrado Coração de Jesus: casa de retiro e eventos da paróquia de Santana de Lavras.
(Feira de Artesanato e culinária, aos Domingos, Praça Dr. Augusto Silva, Lavras / MG) |
Feira de artesanatos: ocorre aos domingos, oferecendo diversos artesanatos e petiscos.
Lavras querida, muito bom Dirley Calixto.
ResponderExcluirficou ótimo.
ResponderExcluirGrande Lavras mg, muito bom este resumo
ResponderExcluir